domingo, 17 de março de 2013

Rafinha Bastos fala de nova série: 'Não vou abrir as pernas para emissora'


Rafinha Bastos (Foto: Michel Filho)RAFINHA BASTOS: NOVO PROJETO NA TV (FOTO: MICHEL FILHO)
Polêmico virou aposto frequente para o nome de Rafinha Bastos desde que foi processado por Wanessa Camargo por ter feito uma piada no “CQC” sobre ela e seu bebê, em 2011. O imbróglio que culminou com sua saída da Band ainda se arrasta, assim como outras ações (três ou quatro, diz ele). Rafinha conta que nunca perdeu “um real” na Justiça e que não é isso que tolherá seu direito de brincar e fazer piada. Agora, o humorista encontrou na ficção uma via para suavizar seu discurso. Ele prepara para o FX a série “A vida de Rafinha Bastos”, em que abraça roteiro e direção-geral. A estreia é em junho.
— Na ficção, você não sacaneia o que é real, cria um universo. Não quero falar mal de ninguém. Quero tocar nas questões de forma mais leve, sem personificar as piadas. É o projeto da minha vida, que tento emplacar desde 2009. Falo sobre preconceito, sobre como minha família vê meu trabalho. Embora seja ficcional, usarei imagens reais, como no episódio todo dedicado ao parto do meu filho (Tom, de 2 anos).
A transição da TV aberta para o cabo não veio com carta branca para o verbo solto. Ele conta que teve de assinar um termo que isenta a produtora gaúcha Zeppelin Filmes e o FX de qualquer ação judicial que a série cause.
— Por mais legal que seja fazer um projeto como esse, também existe o medo de processo, de incomodar alguém. Não fique achando que a TV fechada e a internet têm mais liberdade. Tenho um processo que surgiu na rede. Vivemos um cerceamento da liberdade de expressão. Ninguém quer bancar e eu fico como o paladino da história toda. Não abrirei as pernas para emissora, fujo desse joguinho patético que todos jogam. Posso pagar um preço alto da carreira por isso, mas que eu durma tranquilo.
Seu último trabalho foi uma adaptação de um clássico americano, o programa de esquetes “Saturday night live”, na Rede TV!. Rafinha deixou a atração em novembro e a mesma foi cancelada em fevereiro para dar lugar ao “Teste de fidelidade”.
O episódio com Wanessa deixou claro para ele que o “CQC” não teria mais a mesma acidez do começo.
— Fui ameaçado de suspensão, mas não fui expulso da Band. Quis sair porque não senti que aquilo era certo. Um lado meu diz que eu devia ter me adaptado para ter me mantido. Mas não será um contracheque que dirá como vou trabalhar. É isso o que me afasta da TV aberta. A televisão te educa, você precisa se enquadrar. E o humor não tem limite.
Rafinha Bastos (Foto: Michel Filho)RAFINHA BASTOS: 'NÃO VOU ABRIR AS PERNAS PARA EMISSORA' (FOTO: MICHEL FILHO)
Rafinha Bastos (Foto: Michel Filho)RAFINHA BASTOS: 'O HUMOR NÃO TEM LIMITE' (FOTO: MICHEL FILHO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário